Inicio Contato Loja Parceiros
1

Para os adeptos do "faça você mesmo".



     Olá!!!Resolvi escrever um pouquinho sobre essa coisa do "faça você mesmo", trazendo algumas dicas, abordando as vantagens e desvantagens desse método tão utilizado por quem quer economizar.
        Nesse post, vocês poderão analisar os prós e contras de se fazer os próprios convites, além de uma sugestão prática de um modelo de convite de casamento que você pode fazer em casa ( naturalmente adaptamos a maneira de confeccionar e os materiais utilizados para o público em geral, que não tem acesso aos materiais diferenciados oferecidos pelas gráficas e também não trabalha com máquina de corte como nós trabalhamos). Vamos ao que interessa?
             Uma vantagem de se fazer os próprios convites é que realmente, sabendo fazer dá para economizar bastante. Também pode-se criar um convite exclusivo e não há nada mais gostoso do que entregar aos seus convidados algo que foi você quem fez . Mas isso pode se transformar num pesadelo e os gastos podem acabar sendo maiores caso não saiba fazer, não tenha tempo disponível ou suficiente para confeccioná-los ou mesmo, não tenha acesso à materiais específicos com preços bons.
             Alguns fatores importantes que cabe à você analisar.
             Primeiramente é preciso ter uma certa intimidade com alguns programas básicos do  seu computador. Pode-se fazer convites utilizando apenas o Word e o Paint, porém esses recursos são limitados, e muitas vezes precisam de um complemento como Corel Draw, Photoshop, Sherrif Scrapbook, para citarmos apenas alguns programas que algumas empresas utilizam na hora de criar o seu layout. Na internet é possivel encontrar alguns modelos semi-prontos para baixar e preencher apenas os seus dados, bem como encontrar desenhos de noivinhos, arabescos, tipos de fontes, enfim... A dificuldade desses modelos é adaptá-los ao tamanho que quer que seus convites tenham, mas neste caso, você poderá imprimir o layout e criar a arte do envelope em cima da medida fornecida.Use e abuse do seu programa de busca e não tenha medo de criar um envelope exclusivo...as idéias e materiais disponíveis são infindáveis...
             Onde conseguir o material? Geralmente os fornecedores das empresas vendem o material apenas no atacado.Mas em algumas papelarias pode-se encontrar alguns tipos de papéis em formato A4 com texturas para convites de casamento.
              Uma boa opção para quem quer fazer seus próprios convites é utilizar o papel Vergê, gramatura mínima 180g, que é mais facilmente encontrado na maioria das papelarias e vendido em pacotes com 50 folhas, numa média de custo de 7,00 à 12,00 o pacote. Ele também possui uma variedade de tons pastéis: salmão, verde-água, cinza claro,  azul turquesa, creme e branco.Utilize para imprimir o seu layout. Pode fazer uma cobinação de cores e montar layout + envelope utilizando o Vergê ( sugestão abaixo).
              Comprar envelopes prontos quase nunca é vantajoso.Sai uma média de 1,00 cada evelope simples ( Envelope de papel comum fino,gramatura tipo sulfite 90g no máximo. Quanto mais grosso o papel, mais caro o envelope.). Mas você pode utilizar papel Color Set para criar envelopes simplificados, ou até mesmo outro tipo de material ( tecido, juta, talagarça por exemplo).Papéis metalizados, cores especiais, fibras, etc, são encontrados somente em fornecedores especializados, e geralmente o custo para o varejo diferencia do atacado. Mas dependendo da quantidade de convites que você vai confeccionar, vale à pena contatar um desses fornecedores.Você pode pesquisar na internet e encontrará.
             A qualidade da impressão também é fundamental. É preciso ter uma boa impressora, pois do contrário, ficará com jeito de "impressão caseira", o que não é legal quando se trata de convites de casamento. Cuidado também com a tinta que sua impressora utiliza.A tinta comum corre o risco de manchar ou mesmo apagar com o tempo. Nas empresas, a impressão é feita em impressoras profissionais e com tinta de qualidade que não mancha ou apaga, ou mesmo à laser. Mas não há nada de mal, se for para economizar, utilizar sua impressora, desde que a impressão não apresente falhas ou borrões.Calcule o valor dos seus cartuchos ( preto e colorido) e veja se vale à pena. Pergunte ao seu vendedor a média de folhas que cada cartucho imprime ( varia de acordo com o modelo da sua impressora) pois talvez você precisará de mais de um cartucho de tinta para concluir o seu trabalho. Lembre-se que o convite é o cartão de visita do seu casamento. Ele remete à como será sua cerimônia, assim seja cuidadoso e caprichoso desde a hora da impressão...Uma sugestão é contratar apenas o serviço de impressão, a maioria das gráficas ( sim essas gráficas que fazem cartões de visita, panfletos,etc), fazem apenas a impressão, e você poderá incrementar e completar o seu convite, criando um envelope ou uma amarração exclusiva para ele.
             As fitas e detalhes que decoram o convite merecem uma atenção especial... Há uma grande variedade e os preços também variam muito... Por exemplo, fitas  de Voil decoradas com detalhes metalizados são  lindas mas caras e quase nunca valem à pena se você pretende economizar.Geralmente fita de Cetim é mais em conta e é uma fita que pode ser utilizada em convite de casamento sem medo de errar, alem de apresentar uma grande variedade de cores. Pode-se utilizar também fita de Tafetá ( que é a mais barata de todas, porém o efeito final pode não agradar os mais exigentes...).Pesquise e compare. veja um exemplo: aqui , numa cidade pequena como Caraguatatuba, uma fita que eu pago 5,00 comprando no atacado, sai por 17,00 nas lojas de aviamentos da cidade. Por isso , é bom pesquisar antes de comprar, pois muitas vezes, o que você vai gastar com fitas e papéis especiais, fora o trabalho que terá para confeccionar cada convite, sairá quase o preço de um convite pronto. Em alguns casos , a falta de experiência faz com que se tenha uma perca significativa de material, o que faz com que seu convite fique ainda mais caro...Portanto, analise o custo - benefício de se fazer os próprios convites ou contratar o serviço de um profissional especializado.
               Fez as contas, conseguiu o material, tem tudo na mão? Ok, mãos à obra!E´ importante que você tenha tempo,disposição e muita paciência. Fazer convites pela primeira vez pode levar horas ou dias para acertar o layout, adaptá-lo ao tamanho que pretende fazer seu convite. Faça as provas em folha de sulfite e imprima no modo rascunho, para não desperdiçar material e depois conte-nos sobre sua experiência!!!
               A seguir segue um modelo de convite que pode ser confeccionado por você mesmo.
               Aqui na Fábrica utilizamos máquina de corte que possibilita o corte de grandes quantidades, mas para fazer em casa, você terá que cortar um à um com uma tesoura ou estilete, por isso fizemos as fotos do passo à passo exatamente como você fará utilizando os materiais que possui em casa.
               Esse é um modelo econômico e pequeno, medindo 15x12cm, feito totalmente no Word, sem desenho ( colocar o desenho pode complicar tudo, mas se souber fazer, arrisque, fica lindo!!!).
               Esse modelo faz 2 convites com uma folha, ou seja, um pacote de 50 folhas faz 100 convites.
Custo médio de cada convite comprando o material no varejo: R$1,00, incluido impressão.O preço varia de acordo com o papel escolhido e tipo de fita usada para decoração. Não inclui preço de embalagem plastificada e lacres. Se preferir colocar, acrescente uma média de 0,30 por convite para as embalagens e selinhos, que podem ser encontrados em papelarias especializadas ou lojas de artigos para festas...

Material: 1 folha de papel vergê 180g  branco ( ou outra cor) para o encarte ( parte impressa)
               1 folha de papel vergê 180g salmão ( ou outra cor) para o envelope
               40 cm de fita de cetim fina ( número 1) branca ou outra de sua preferência
Tesoura,  lápis, régua e estilete.Opcional: tesoura decorativa ondulada ou outra de sua preferência encontrada em papelarias ou lojas de artigos para artesanato.

Primeiro passo :Monte  layout no word. Configure a página antes de começar para paisagem/ 2 páginas por folha.Assim dará a medida certa de 2 convites de 14,5cm de largura aproximadamente. A altura não deve utrapassar 12 cm. Essa é provavelmente a parte mais difícil, mas com a ajudinha de um amigo que entende de computador, você conseguirá.Se preferir, procure e tente baixar da internet um layout semi-pronto e adapte as medidas.


Dobre a folha do papel salmão ao meio.
Se preferir marque com um lápis e corte
com tesoura ou estilete
Faça o mesmo com o layout após
a impressão.
Corte com uma tesoura ou estilete.
Respeite a medida máxima 15x12cm

Ajuste o encarte ao centro "envelope"


Dobre as abas deixando os nomes
à mostra.









Nessa fase você pode utilizar uma
tesoura decorativa para dar um detalhe. Corte
bem na borda para não aparecer nada além
dos nomes dos noivos.
Você pode cortar apenas um
dos lados, ou os dois se preferir.
Use a criatividade.

Amarre a fita de cetim ao centro...
Teste outras maneiras de amarrar, outros tipos de fitas...


Está pronto o seu convite!

É isso aí pessoal...não é tão simples, mas também não é tão complicado. Para quem quer economizar, vale à pena tentar!!! Lembre-se de caprichar, seus convites jamais poderão ser entregues sujos, borrados ou amassados. Ele é  o cartão de visita do seu casamento. Cause uma boa impressão começando pelos seus convites...
Beijos à todos!!! Pri

1 comentários:

Anônimo disse...

Amei! Exatamente o que estava procurando